Contacte-nos

Rua Coronel Diamantino Amaral nº13, Secolinho

Map Icon

  • Reserve já!
  • +351 917 414 725
  • info@casasecolinho.com

Aldeia das Dez

Património Histórico e Natural

Do passado histórico, destacam-se a Igreja Matriz, cuja história tem alguns séculos. Quando em 17 de Julho de 1543, o Bispo de Coimbra, D. Jorge de Almeida, criou a freguesia de Aldeia das Dez, existia já uma igreja que tinha como orago, o Apóstolo S. Bartolomeu. Como as suas dimensões eram exíguas para acolher os fiéis, o zeloso cura, Manuel António Pereira, começou em 1757 a edificação de uma nova Igreja, que em 21 de Janeiro de 1764 já pôde ser benzida.

A Capela de Santa Maria Madalena, datada do séc.XIX, de estilo Neo Clássico com cantarias de desenvoltura barroca (cunhais, cimalhas e vãos).

Capela de Nossa Senhora das Dores, cuja construção está datada do séc.XVIII.

Para além de muitos outros locais de interesse, destacamos o Santuário de Nossa Senhora das Preces, situado na localidade de Vale de Maceira, a 800 metros de altitude, oferece uma magnífica panorâmica da região. É um dos mais importantes roteiros religiosos da região. Fundado no séc.XVIII e enriquecido com fontes e lagos, é composto por uma escadaria monumental do estilo barroco, uma Igreja dedicada a Nossa Senhora e uma Via Sacra com onze capelas, dedicadas à Paixão de Cristo, decoradas com figuras de madeira em tamanho natural, do séc.XIX e ainda a Capela de Stª Eufémia e Capela de Nossa Senhora das Necessidades, que está situada no Monte do Colcurinho, a cerca de 14 Km de Aldeia das Dez.

Ainda em Aldeia das Dez destacamos a Casa da Voluta ou Casa dos” S”, edifício recuperado pela Câmara Municipal e Junta de Freguesia em 1993, cuja construção data do séc. XVII.

Relativamente ao Património Natural, sobressai a Ponte das Três Entradas, que se situa na localidade de mesmo nome, cuja construção remonta ao séc.XVIII (1790). Ponte no local de confluência dos rios Alva e Alvoco. Destaca-se pela forma estrelar com três ramos, sendo única em Portugal.

São ainda de referir as Praias Fluviais da Ponte das Tês Entradas, Avô, S. Sebastião da Feira, Pomares e Piódão, estas duas do concelho de Arganil.

A cerca de 430 metros de altitude, encontramos à entrada da Aldeia, o Miradouro, Penedo da Saudade, um pitoresco miradouro que nos permite contemplar a confluência dos rios Alvôco e Alva, na magnífica Ponte das Três Entradas. Neste Miradouro é-nos possível observar um painel informativo em azulejo, com os principais locais históricos a visitar.

Desde 2011 Aldeia das Dez, passou a integrar a Rede das Aldeias do Xisto, projeto de desenvolvimento sustentável, de âmbito regional, liderado pela ADXTUR, Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

Partilhe isto:

  • Facebook
  • Twitter

Write your comment

Translate »